Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito

30/04/2012 11:22

 

O Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito foi fundado no Estado do Rio de Janeiro em 12 de Novembro de 1832. Seu fundador nasceu em Salvador em 23 de Março de 1794 sendo seu nome de batismo, Francisco Gomes Brandão. Foi Senador do Império, Ministro de Estado e Visconde de Jequitinhonha, tendo mudado seu nome para Francisco Gê Acaiaba de Montezuma. Foi diplomado em direito por Coimbra, foi deputado à Constituinte de 1823, tendo sido deportado junto com José Bonifácio depois do fechamento da Constituinte. Tornou-se maçom na Europa e retornou do exílio em 1831.

A fundação do Supremo Conselho do Brasil, em 12 de Novembro de 1832 foi autorizada por uma patente fornecida pelo Supremo Conselho dos Países Baixos (hoje, a Bélgica), quando se encontrava exilado na Europa, para onde fora após a queda dos Andradas, em 1823. Ele se encontrava na Europa de onde só retornou após a abdicação do Imperador Dom Pedro I, em 7 de Abril de 1831.

Francisco Gê Acaiaba Montezuma (1794-1870), assumiria a partir de 1851 o cargo de Senador do Império tendo sido radical defensor pela imediata abolição da escravatura. Permaneceu como 1º Soberano Grande Comendador, desde a inauguração até o dia 12 de Novembro de 1835, quando passou o cargo para o 2º ocupante, que foi Antonio Carlos Ribeiro de Andrada Machado e Silva. Montezuma foi um idealista que transformou a construção do Supremo Conselho em Jurisdição Litúrgica do mais importante e difundido Rito Maçônico no Brasil, como corpo filosófico de mais alto nível no contexto maçônico.

O trabalho dos seguidores de Montezuma que permaneceram aliados ao Grande Oriente do Brasil, em especial nos últimos 30 anos, foi de primar pela probidade, pelo estudo, pela concessão de graus mediante rigorosas regras escocesas e pela expansão ordenada das Lojas de Perfeição, Sublimes Capítulos Rosa-Cruz, Conselhos Filosóficos de Kadosh e Consistórios de Príncipes de Real Segredo, em todos os recantos do país. O Supremo Conselho de Montezuma está solidamente organizado e possui um extenso patrimônio situado no Estado do Rio de Janeiro possuindo em toda extensão territorial do país cerca de 900 câmaras filosóficas em pleno funcionamento.

 

FONTE: Supremo Conselho do Brasil para o Rito Escocês Antigo e Aceito - Templos Escoceses, Museu, Pinacoteca e Biblioteca; Autor Cláudio Roque Buono Ferreira; Ano de Publicação 2000; Editora Copy Show - São Paulo-Brasil.