O Grande Oriente do Brasil e o Supremo Conselho do Brasil para o REAA

30/04/2012 11:37

O Grande Oriente do Brasil, Potência Simbólica, fundada em 17 de Junho de 1822, cujo atual Soberano Grão-Mestre Geral é o Ir.·. Marcos José da Silva, com sede em Brasília, na Av. W-5-SGAS 913 - Módulos 60/61, mantém desde a fundação do Supremo Conselho do Brasil para o REAA reconhecimento mútuo, contínuo e constante, sendo que em 1854 houve a total fusão das duas obediências quando era Soberano Grande Comendador o Duque de Caxias (Patrono do Exército Brasileiro).

Essa fusão só seria desfeita em 1951, quando, pela Constituição do Grande Oriente do Brasil aprovada nesse ano, as duas Obediências tornaram-se independentes uma da outra, originando o atual "Tratado de Amizade e Aliança", de mútuo reconhecimento e que, continua em vigor até hoje, pelo qual, o Supremo Conselho do Brasil para o REAA reconhece o Grande Oriente do Brasil como única Potência Regular, legítima e soberana no Brasil, para os três graus simbólicos.

Por seu lado o Grande Oriente do Brasil reconhece o Supremo Conselho do Brasil para o REAA, como única Potência Regular, legal, legítima, soberana e Chefe do Rito, com exclusiva autoridade e jurisdição no Brasil. O Grande Oriente do Brasil tem 1906 Lojas Simbólicas em todo o território brasileiro, com 105.743 membros ativos e regulares, dos quais mais de 80% são do REAA.